UEPG oferece cãezinhos para adoção; confira fotos


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está promovendo a adoção responsável de dois filhotinhos de cachorro. Eles fazem parte da ninhada de uma cachorrinha que foi abandonada no campus de Uvaranas. Com 45 dias de vida, os cãezinhos já receberam a primeira dose das vacinas e esperam por um lar cheio de carinho.

O machinho, de pelagem marrom e bastante peludo, tem potencial para ser de porte médio a grande. Já a fêmea, branca com manchas pretas, é menorzinha e igualmente dócil. Ambos são tranquilos e amorosos, segundo as informações divulgadas pela universidade em seu perfil oficial no Instagram.

A UEPG também alerta sobre a importância da posse responsável e reforça que o abandono de animais é crime, sujeito a penalidades legais. No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da Resolução CFMV nº 1.236/2018, Art. 2, II, define como maus-tratos: “qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.”

Apesar de contar com cães comunitários, a Universidade enfatiza que todo animal merece um lar seguro, uma cama quentinha e muito amor. Para aqueles interessados em dar um novo lar aos filhotes – ou mesmo a um dos cães idosos que aguardam por adoção – basta entrar em contato com Lucia, do projeto Cão Comunitário UEPG, pelo telefone (42) 98814-4812.

Fonte: Diário dos Campos

Posts Similares