Sistemas on-line da Prefeitura de PG seguem instáveis; agendamento de consultas é comprometido


Desde a madrugada desta segunda-feira (19), o portal oficial da Prefeitura de Ponta Grossa está enfrentando instabilidade. Informações dão conta de que serviços online da administração municipal, que incluem o acesso para o pagamento de impostos e a emissão de notas fiscais eletrônicas; a página do Serviço Funerário Municipal e o sistema de gestão e agendamento de consultas; estão fora do ar ou instáveis há mais de 24 horas. A falha tem gerado preocupação entre empresários e cidadãos que dependem desses serviços.

Desde ontem, munícipes relatam que os atendimentos nas unidades de saúde mantidas pelo Município foram comprometidos pela falha, que teria tirado o sistema de gestão e agendamento de consultas do ar.

Ataque cibernético

A suspeita inicial é de que a interrupção possa ter sido causada por um ataque cibernético. A reportagem do jornal Diário dos Campos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, buscando esclarecimentos sobre a possível origem da falha. Em resposta, a assessoria emitiu a seguinte nota:

“A Prefeitura de Ponta Grossa informa que foi registrada, na madrugada de hoje (19), uma instabilidade nos sistemas que suportam diversos serviços municipais. O Departamento de Tecnologia da Informação está destinando seus melhores esforços para identificar a causa e restabelecer o pleno funcionamento dos sistemas o antes possível.”

A causa da instabilidade nos sistemas segue sendo investigada.

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