Portos do Paraná recebe prêmio internacional em excelência da indústria portuária

A empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina, a Portos do Paraná, foi vencedora do Prêmio de Excelência da Indústria Portuária CIP-AAPA LATAM 2025 (Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades Portuárias), reconhecido como o “Oscar dos Portos” nas Américas. A autoridade portuária foi a ganhadora na categoria Desempenho e Crescimento Portuários.
Após um processo de seleção altamente competitivo, que contou com 19 candidaturas de diferentes países das Américas, a Portos do Paraná se destacou pela excelência organizacional, impacto positivo e compromisso com o desenvolvimento do setor portuário, sendo a única autoridade brasileira premiada nesta edição.
“Fomos premiados como o porto que apresentou o melhor rendimento de produtividade em 2024. Isso demonstra o compromisso do Estado do Paraná, da Portos do Paraná e de toda a nossa comunidade com a eficiência portuária”, destacou o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia.
“É um grande orgulho recebermos este prêmio, que valoriza o desempenho portuário do Paraná, que há cinco anos é a melhor gestão portuária do País”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Segundo a Secretaria da Comissão Interamericana de Portos (CIP), da Organização dos Estados Americanos (OEA), “o trabalho excepcional e a liderança visionária” da empresa garantiram seu lugar entre os vencedores do prêmio.
Entre as ações apresentadas à Delegação Latino-Americana, destacam-se as estratégias logísticas que conectam os portos paranaenses aos mercados globais, a crescente capacidade de movimentação de cargas, a posição de destaque no ranking nacional, além de investimentos estruturantes, como a construção do Moegão, que ampliará a produtividade ferroviária. Também foram mencionadas a modernização das áreas operacionais e a regularização fundiária por meio de novos arrendamentos.
“A Portos do Paraná trabalha em conjunto com toda a sua comunidade. Somos mais de 500 colaboradores empenhados no desenvolvimento de grandes projetos, com o apoio dos trabalhadores portuários avulsos, empresários e investidores”, reforçou Luiz Fernando Garcia.