Porto de Paranaguá amplia capacidade de movimentação de contêineres


A produtividade dos navios porta-contêineres foi ampliada no Porto de Paranaguá após mais um aumento de calado, que é a distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água. O limite máximo passou de 12,6 metros para 12,8 metros, representando um ganho de aproximadamente 160 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por navio.

A atualização do calado entrou em vigor nesta sexta-feira (28) e foi divulgada na Portaria nº 014/2025, da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina – Edição 2025.

A publicação foi feita após autorização da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e anuência da Autoridade Portuária e praticagem local. “É uma nova etapa do trabalho que estamos desenvolvendo desde 2019 para tornar o nosso porto cada vez mais eficiente e competitivo no mercado”, disse Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

O Porto de Paranaguá é o principal corredor de exportação de frango congelado do mundo e conta com o maior pátio de armazenamento de contêineres refrigerados da América do Sul, atualmente com 5.268 tomadas de energia elétrica.

Em 2024, foram movimentados 1.558.450 TEUs nos portos paranaenses, número 24% maior do que a movimentação realizada em 2023 (1.253.204 TEUs). A carne de aves congeladas foi líder em exportação, representando 30,5% das cargas movimentadas no terminal. Já os plásticos e produtos químicos inorgânicos somados representaram 31,4% da importação de contêineres.

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