Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, primeiro papa sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica. A morte do pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, diz o comunicado.
O papa Francisco esteve internado no hospital Gemelli, em Roma, do dia 14 de fevereiro até 23 de março, devido a uma pneumonia em ambos os pulmões. Desde, então estava sob cuidados no Vaticano.
Francisco, que assumiu o Vaticano em 2013, enfrentou constantes problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele era propenso a infecções pulmonares devido a uma pleurisia desenvolvida na juventude, que resultou na remoção de parte de um pulmão.
Em fevereiro de 2025, o papa passou 38 dias internado devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla; esta foi a mais grave crise de saúde de seus 12 anos de papado.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história.
Em dezembro de 2023, tornou-se o papa mais velho a permanecer no cargo, ultrapassando Clemente XII, que morreu dois meses antes de completar 88 anos, e seu antecessor Bento XVI, que renunciou ao pontificado em 2013, aos 85 anos.
Antes de ser eleito papa em 13 de março de 2013, Francisco foi arcebispo de Buenos Aires e cardeal. Seu pontificado foi marcado por reformas na Cúria Romana, um forte compromisso com questões ambientais, a busca pelo diálogo inter-religioso e uma postura mais acolhedora em relação a temas sociais. Ele também enfrentou desafios dentro da Igreja, como a crise de abusos sexuais e divisões internas.