Leilões na B3: Paraná é primeiro Estado do Brasil a ter porto com área 100% regularizada

O Paraná é o primeiro estado do Brasil a ter um porto público com 100% da sua área regularizada. A marca inédita foi alcançada nesta quarta-feira (30) com a realização de três leilões das áreas do Porto de Paranaguá, que aconteceram na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Com a conclusão do processo, o porto receberá R$ 2,2 bilhões de novos investimentos privados ao longo de 35 anos, além de outros R$ 855 milhões em outorgas – o valor equivale a quase 140% do faturamento do porto em 2024.
As concorrências foram organizadas pela Portos do Paraná, empresa pública responsável pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina. As disputas já representavam um marco para o Estado por serem os leilões públicos que atraíram o maior número de concorrentes na B3 – uma das áreas atraiu seis concorrentes, enquanto as outras duas envolveram a concorrência de cinco empresas cada.
Segundo o governador, os investimentos a serem feitos pelas empresas que arremataram cada área contribuem com os indicadores obtidos pelo Porto de Paranaguá. A medida se soma a outras tomadas a partir de 2019 pelo Governo do Estado para ampliação da capacidade e da eficiência do porto e que integram uma estratégia maior de transformação do Paraná na maior central logística da América do Sul.
“O Porto de Paranaguá, que no passado foi motivo de vergonha para a população paranaense devido a problemas, é reconhecido, atualmente, por cinco anos consecutivos, como a melhor gestão portuária do Brasil. Além disso, temos a maior obra portuária do Brasil em andamento, que é o moegão ferroviária, e concluímos agora o maior leilão da área de portos da história da Bolsa de Valores”, destacou Ratinho Junior.