Governo do Paraná repassa R$ 9,7 Milhões para a construção do Hospital do Câncer de PG

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está repassando R$ 7,9 milhões à Santa Casa de Ponta Grossa, para a construção do novo Hospital do Câncer de Ponta Grossa. A autorização para o investimento foi assinada na manhã desta sexta-feira (24), pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Durante o evento de assinatura, o provedor da Santa Casa, Juarez Antônio Carvalho voltou a destacar a importância da união de esforços das lideranças locais, especialmente do governador Ratinho Junior. “Essa conquista representa esperança e cuidado para milhares de famílias que enfrentam essa dura batalha contra o câncer. Volto a expressar a minha profunda gratidão ao governador, ao secretário de Saúde Beto Preto, ao deputado Marcelo Rangel, o secretário Sandro Alex e aos demais políticos que abraçaram esta causa e lutaram ao nosso lado para torná-la realidade”, disse Carvalho.
Para o deputado estaual Marcelo Rangel, vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, a leberação destes recursos é motivo de festa para Ponta Grossa e região. “A liberação desses recursos era um compromisso assumido pelo governador Ratinho durante a campanha de 2024 com a população de Ponta Grossa, e principalmente com os valorosos provedores, diretores e membros da equipe da Santa Casa. Por isso, hoje me sinto realizado como deputado estadual porque é esse o trabalho de um parlamentar. Nós fiscalizamos, nós defendemos os nossos eleitores, a nossa região, o nosso estado, mas principalmente apoiamos projetos importantes, projetos que salvam vidas”, disse Rangel.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, lembrou que a Santa Casa já atende pacientes para tratamento de oncologia, e que agora esse atendimento será de forma ampliada nas antigas instalações do Hospital Evangélico. “Quero cumprimentar toda a equipe do hospital, pois eles fizeram os projetos, e conseguiram junto às lideranças da cidade o apoio necessário para essa realização”, afirmou.
Mais um aparelho de ressonância
O deputado federal Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, fez durante o seu discurso mais um grande anúncio para a Santa Casa: um novo aparelho de ressonância para o atendimento da população. “Quero neste momento anunciar mais um equipamento importante e, talvez, um dos mais caros. Deixei na segunda-feira uma emenda federal para aquisição de uma nova ressonância para a Santa Casa”, assegurou o deputado.

Novo Hospital do Câncer
O novo ambulatório oncológico da Santa Casa contará com 42 leitos de quimioterapia e 14 consultórios, ampliando significativamente a capacidade de atendimento. Isso permitirá que o número de pacientes atendidos dobre, beneficiando não apenas a população de Ponta Grossa, mas também de outras cidades da região.
A obra deve iniciar ainda em março e depois de pronta deve transformar Ponta Grossa em referência no tratamento de câncer nos Campos Gerais. Além disso, o projeto também deve gerar novos empregos, com a contratação de médicos e profissionais de enfermagem.