Curso de Medicina da UEPG completa 15 anos


Era 20 de julho de 2009 e quarenta alunos iniciavam as aulas da primeira turma do curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O momento tão esperado ficou registrado como a resolução de uma espera de décadas pela formação na área, repleta de idas e vindas. Depois de 15 anos, já são cerca de 350 profissionais médicos entregues ao mercado de trabalho com uma distinção importante: a formação de qualidade pela UEPG.

“Jovem, mas respeitado”. É com essas palavras que o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, define o curso de Medicina. “Desde os anos 1930, com a presença genial do dr. Francisco Búrzio, Ponta Grossa reivindicava a criação de um curso de Medicina. Somente em 2009 este curso foi implantado por ação de médicos e administradores da UEPG que, sensíveis ao apelo da comunidade, criaram um dos mais disputados cursos de Medicina do Brasil”, rememora. Além de parabenizar a todos que construíram e constroem a história do curso, o reitor destacou o compromisso social do colegiado, que ampliou a oferta de vagas em 2024.

Para o chefe do Departamento de Medicina, professor Gilberto Baroni, a trajetória do curso já pode ser definida como uma história de conquistas e vitórias. “É um motivo de orgulho para a Universidade ter uma escola desse padrão. Já é uma escola de Medicina bem conceituada, temos uma boa colocação dos nossos egressos em programas de residência médica do Brasil inteiro, temos ex-alunos que fizeram vida acadêmica, com mestrado e doutorado, temos egressos que se tornaram professores na própria escola”, exemplifica.

O coordenador do curso, professor Carlos Utrabo, complementa que a maior realização é ver os alunos formados retornando como profissionais à atuação na comunidade. “É uma satisfação ver esse pessoal trabalhando de maneira ética nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento, nas Unidades Básicas de Saúde, atendendo à população”, comenta.

Posts Similares