Campos Gerais, Centro e Centro-Sul têm R$ 1,4 bilhão de investimentos rodoviários
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), administra cerca de 1,8 mil quilômetros de rodovias estaduais nas regiões dos Campos Gerais, Centro e Centro-Sul, por meio de sua Superintendência Regional Campos Gerais (SRCGerais). Entre obras, conservação e serviços ao usuário, são quase R$ 1,4 bilhão de investimentos somente nesta superintendência.
A SRCGerais tem sede em Ponta Grossa e conta com três escritórios regionais: Cerne em Piraí do Sul, Centro-Oeste em Guarapuava, e Centro-Sul em Irati. A maior parte do orçamento em execução da superintendência é dedicado às obras, com quase R$ 800 milhões.
O destaque é a restauração em concreto (whitetopping) e terceiras faixas da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, com contrato assinado recentemente. Os serviços devem ser iniciados em breve, após ser emitido o licenciamento ambiental necessário, contemplando trecho de 32,71 quilômetros.
Outra iniciativa recente é a duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o seu distrito Palmeirinha, que terá pistas novas em concreto e restauração da pista antiga também em concreto. Esta é a primeira obra de um total de três nos mesmos moldes, que vão se estender de Guarapuava até Pitanga.
E em Pitanga mesmo está em andamento a obra de pavimentação da PR-239 até Mato Rico. Iniciativa semelhante de pavimentação está em andamento na PR-990 em Rebouças, além da pavimentação de um novo trecho da PR-364 em Irati.
Outras duas obras da SRCGerais estão na reta final e devem ser entregues em breve, o novo Contorno Norte de Castro, e as novas vias marginais da PRC-466, novamente em Pitanga.
A superintendência conta com investimentos de quase R$ 600 milhões para conservação de rodovias e obras de arte especiais (OAEs) como pontes e viadutos. São serviços no pavimento como fresagem e reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem de águas, e também remendos profundos, remendos superficiais e selagem de trinca.
As OAEs têm serviços específicos para cada estrutura, mas em comum costumam incluir reparos e consertos em estruturas de concreto, substituição de juntas de dilatação, além de melhorias específicas como recomposição de erosão e reforço de contenções, substituição de guarda-corpos, implantação de dispositivos de drenagem.
Para os trechos de rodovias não pavimentadas são realizadas melhorias como patrolamento, retaludamento, escarificação, conformação e compactação do subleito, construção de saídas d’água, construção de caixa de retenção, implantação de bueiro, escavação de valas e cascalhamento, entre outros.
Neste valor está incluído também o Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná) do DER/PR, voltado para o reforço da sinalização horizontal (linhas, faixas e marcas), sinalização vertical (placas e pórticos), e instalação de dispositivos de segurança (defensas metálicas, tachas e tachões).
E ainda iniciativas de prevenção ao dano no pavimento, como a operação de balanças rodoviárias em pontos estratégicos, iniciativa complementada por operações de fiscalização por nota, e os serviços de operação de tráfego rodoviário nas rodovias do antigo Anel de Integração, como guincho leve e pesado, inspeção de tráfego, apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoiar o Corpo de Bombeiros, veículo para lidar com animais soltos na pista e limpeza emergencial de pista, todos podendo ser acionados gratuitamente pelo telefone 0800-400-0404. Somente nos últimos seis meses foram 9.037 atendimentos, em sua maioria panes mecânicas, acidentes sem vítima e materiais diversos fora da pista.




