Paraná no mundo: UEPG forma 1ª doutora em Odontologia em cotutela com a Espanha


A pesquisadora Taynara de Souza Carneiro se tornou doutora em Odontologia após defesa de sua pesquisa em banca, no fim de fevereiro. Para além da conquista da titulação, o evento teve uma característica especial, pois seu diploma carrega o nome de duas universidades: a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Brasil, e a Universidad Rey Juan Carlos (URJC), da Espanha. A pesquisadora é a primeira da UEPG a conquistar o título de doutorado na área de Odontologia em uma cotutela entre a instituição e uma universidade de outro país.

A banca de defesa da pesquisa de Taynara aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Ponta Grossa e contou com a presença de seus dois orientadores, professor Alessandro Loguercio, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), da UEPG, e professora Laura Ceballos, da URJC.

Sua tese, intitulada “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental”, aborda formas de clareamento dental em baixas concentrações, utilizando estudos em laboratório e ensaios clínicos em pacientes de ambos os países.

A modalidade de cotutela consiste na formação simultânea em duas instituições de ensino e pesquisa – uma brasileira e outra estrangeira, que exige do pesquisador realizar diferentes etapas do seu estudo em ambas as universidades, sob supervisão de dois orientadores. A experiência de Taynara se deu por meio de convênio de cooperação assinado entre a UEPG, por meio do seu Escritório de Relações Internacionais, e a URJC, e se tornou o primeiro da modalidade a ser realizado pela instituição.

Graças ao processo de cotutela, Taynara realizou parte da sua pesquisa na URJC, em Madrid, capital espanhola, ao longo de seis meses, sob orientação da professora Ceballos. “A experiência fez toda a diferença para mim, tanto para a pesquisa quanto para minha vida pessoal. Foi incrível essa oportunidade de expandir minha vivência acadêmica e profissional”, declara a doutora.

Taynara avalia que a cotutela se mostrou extremamente importante para a produção científica da UEPG. “Ela permitiu uma maior troca de conhecimento entre instituições de diferentes países e possibilitou o acesso a novas metodologias, tecnologias e linhas de pesquisa, além de fortalecer colaborações internacionais, que podem resultar em publicações conjuntas e projetos futuros”, celebra.

A trajetória acadêmica de Taynara é marcada pelo amor à ciência. Desde a graduação em Odontologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), seu interesse pela pesquisa e docência se tornaram objetivos profissionais, que a acompanharam no mestrado, realizado no PPGO entre 2020 e 2022, sob orientação do professor Alessandro Loguercio. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Universidade Ceuma, em Imperatriz (MA), onde continua a desenvolver sua linha de pesquisa, com ênfase em clareamento dentário.

Posts Similares