Governo lança “Crédito do Trabalhador” para baratear empréstimos


A medida busca aquecer a economia e também melhorar os índices de rejeição do presidente Lula apontados nas últimas pesquisas

O governo federal lançou nesta quarta-feira (12) uma medida provisória que cria uma linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado. O objetivo é reduzir as taxas de juros e estimular a economia.

Com o “Crédito do Trabalhador”, os trabalhadores poderão usar até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia, além de 100% da multa rescisória, aquela paga em caso de demissão sem justa causa. Isso deve reduzir as taxas de juros em cerca de 40%.

A medida beneficiará trabalhadores formais da iniciativa privada, incluindo empregados rurais, domésticos e empregados de microempreendedor individual (MEI). Os trabalhadores poderão utilizar a Carteira de Trabalho Digital para buscar empréstimos em mais de 80 instituições financeiras.

A medida provisória tem efeito de lei imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para continuar valendo. O governo espera que a medida ajude a estimular a economia e melhorar a vida dos trabalhadores brasileiros.

Posts Similares