Parque Vila Velha realiza Caminhada Noturna com alinhamento planetário

Evento raro só se repetirá novamente no ano de 2492
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa/PR, realizará no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, uma Caminhada Noturna especial para observação do raro alinhamento de sete planetas. O fenômeno, que envolve Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte, só se repetirá em 2492. A atividade promete uma noite única de conexão com o cosmos e a natureza.
Logo após o pôr do sol, os planetas mais brilhantes poderão ser observados, dependendo das condições climáticas e de visibilidade do céu. Ao longo da caminhada, os visitantes recebem uma verdadeira aula de astronomia, momento em que podem observar estrelas e demais corpos celestes, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva.
“O Parque Vila Velha é um local privilegiado para esse tipo de evento, onde a ausência de luzes urbanas intensas cria as condições ideais para a observação celeste. Este fenômeno é uma oportunidade única de presenciar uma configuração astronômica que só será vista novamente daqui a séculos”, destaca o gestor do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas.
O trajeto da caminhada é de cerca de 4,5 km, ladeando os blocos de arenitos utilizando apenas as estrelas como fonte de luz, até chegar na icônica Taça, quando os participantes retornam, após a contemplação, partindo para o ponto especial de observação ao telescópio.
Conduzidas pelo professor Matheus Frare, as Caminhadas Noturnas são sucesso no Parque há vários anos, e possuem foco na instrução a astronomia e curiosidades que são repassadas aos participantes ao longo do trajeto.
O evento está em consonância com as ações contínuas da concessionária para fomentar atividades de turismo científico e educativo.