Especialistas temem que Gripe Aviária possa ser o próximo vírus pandêmico

A gripe aviária tem sido um tema de grande preocupação para as autoridades sanitárias devido ao aumento de casos em diferentes partes do mundo. O vírus H5N1, que antes era mais comum em aves silvestres, agora é detectado com mais frequência nas fazendas de gado comerciais e funcionários desses locais. A cepa de H5N1 em circulação parece ter ganhado uma forma de disseminação mais acelerada entre os mamíferos, o que é especialmente preocupante para a saúde pública e a biodiversidade.
De acordo com a biomédica Mellanie Fontes-Dutra, o vírus tem ganhado muito espaço não só entre aves selvagens e domésticas, mas especialmente entre mamíferos. “É importante notar que a transmissão do vírus da gripe aviária para humanos é rara, mas pode ocorrer por contato direto ou indireto com aves infectadas ou suas excretas e secreções”, afirmou.
Já a infectologista Rosana Richtmann afirma que é fundamental tomar medidas de prevenção, como evitar o contato com aves doentes ou mortas e utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) ao lidar com aves. “Se eu fosse apostar em qual será o próximo vírus pandêmico, certamente a minha aposta seria em gripe aviária”, alerta Rosana.
Até o momento, não existem registros de transmissão do vírus entre humanos, apenas de contato próximo com aves ou gado. A mudança do comportamento do patógeno poderia representar um risco importante na disseminação, colocando o mundo em uma nova fase da doença.