Ratinho Junior sanciona lei que reestrutura carreiras e valoriza policiais e bombeiros militares


O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na última quarta-feira (13), a Lei 22.187/2024, que promove reestruturações nas carreiras dos policiais militares e bombeiros militares do Paraná. O projeto, aprovado pela Assembleia Legislativa, visa modernizar a estrutura dos cargos e acelerar a progressão salarial, beneficiando mais de 40 mil militares da ativa e da reserva.

A principal mudança na legislação é a redução das 11 referências da carreira para cinco classes, o que simplifica a progressão entre as patentes e diminui o tempo necessário para alcançar o topo da carreira. A partir da implementação, o tempo total para atingir a maior classe passará de 35 para 28 anos, acelerando o processo de valorização salarial.

Além disso, os militares terão ganhos financeiros significativos. Dependendo do posto e da referência, os reajustes podem chegar até 23%, com novos aumentos fixos de 6% nos anos de 2025 e 2026. O auxílio alimentação, no valor de R$ 634,74, também será mantido. A medida ainda cria o cargo de soldado de 3ª classe, voltado para os alunos em formação, facilitando a abertura de novos concursos para as corporações.

A legislação representa um avanço na valorização de todos os integrantes das forças de segurança, corrigindo distorções salariais históricas e promovendo uma maior equiparação entre os policiais militares e civis, especialmente a partir de 2026, quando o topo das carreiras será financeiramente igualado.

Posts Similares