Adolescente de 15 anos morre de dengue no Paraná


Este foi o primeiro óbito registrado no estado desde o início do novo período epidemiológico que iniciou em julho deste ano.

Uma adolescente de 15 anos, moradora do município de Abatiá, no Norte Pioneiro do Paraná, faleceu após contrair dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a jovem, que não apresentava comorbidades, é a primeira vítima fatal da doença registrada no atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024.

O caso foi divulgado no último informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (22), que também relatou 238 novos casos da doença. A identidade da jovem não foi revelada até o momento.

O estado do Paraná enfrenta um aumento significativo no número de notificações e confirmações de dengue. Desde o início do novo ciclo epidemiológico, já foram registradas 24.297 notificações e 2.937 casos confirmados. A dengue já atinge 350 dos 399 municípios do estado, acendendo um alerta para as autoridades de saúde.

A Sesa reforça a importância de medidas preventivas, como o combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e a busca imediata por atendimento médico ao surgirem sintomas como febre, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. A Secretaria pede que a população redobre os cuidados, especialmente com a eliminação de recipientes que acumulam água, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

Posts Similares