Paraná precisa qualificar 1,1 milhão de profissionais até 2027, aponta Senai

Um levantamento do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o Paraná precisará qualificar 1,1 milhão de trabalhadores entre 2025 e 2027. Desses, 170 mil são novos profissionais, enquanto 920 mil precisarão de requalificação. As áreas de maior demanda incluem Logística, Construção e Metalmecânica.
O estudo destaca a importância de capacitar os profissionais para acompanhar o avanço tecnológico e atender às necessidades crescentes da indústria. Edson Vasconcelos, presidente da Fiep, reforça que a qualificação é essencial para manter o crescimento do setor no estado.
As projeções do estudo consideram o crescimento do emprego formal e a necessidade de trabalhadores em áreas correlatas. Além disso, a pesquisa destaca a demanda por hard e soft skills, e ações voltadas para a segurança no trabalho.
Áreas como Logística, com demanda de 261 mil profissionais, e Operação Industrial, com 141 mil, lideram as necessidades. O Senai Paraná vem oferecendo cursos para atender a essa crescente necessidade, contribuindo para a evolução do setor industrial no estado.