UPAs de Ponta Grossa colapsam novamente; pacientes com quadros moderados devem aguardar


As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Santana e Santa Paula estão lotadas e não podem mais receber pacientes. A informação consta em uma nota oficial divulgada pela administração das Unidades, na tarde desta segunda-feira (19).

A orientação é para que apenas casos graves sejam atendidos, enquanto pacientes com condições menos urgentes são incentivados a procurar outra alternativa.

Pelo menos desde o início do ano, as Unidades de Pronto Atendimento de Ponta Grossa vem registrando sobrecarga de pacientes. Há registros recentes de filas de ambulâncias com pacientes aguardando atendimento.

Em 2022, a Prefeitura de Ponta Grossa tomou a decisão de fechar o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Pronto Socorro Municipal. Embora a medida tenha gerado economia para os cofres públicos, a iniciativa é alvo de críticas e questionamento dos usuários do sistema de saúde municipal.

A nota divulgada pela administração das UPAs não faz menção de nenhum local onde a população possa buscar assistência médica.

Fila de ambulâncias na UPA Santana, 19/03/2024

Posts Similares